Em Forma - Novos hábitos 2


NOVOS HÁBITOS PARA UMA NOVA VIDA

A falta de atividade física e com certeza um dos importantes fatores de risco para as doenças cardiovasculares. O estilo de vida sedentário, o tabagismo, o histórico familiar cardíaco e o colesterol a cima do normal são principais fatores de risco para o mais importante problema de saúde dos tempos atuais, as doenças cardiovasculares. Mas a boa informação é que eles podem ser corrigidos.

Freqüência e duração

A atividade física deverá ser executada três a quatro vezes por semana, com uma duração entre 30 e 60 minutos. Podendo ser continuo ou interrompido de curta duração, sendo dividido em duas ou três séries por dia.

Modalidade de atividade física

Cada indivíduo deve escolher o exercício baseado no que mais lhe agradam. Os exercícios deverão envolver grandes grupos musculares e ser predominantemente aeróbicos.Como: andar, pedalar, nadar, biodança, tênis e outras. Aos que preferem hidroginástica há uma recomendação para pessoas com mais de 65 anos de idade: com a hidroginástica deve-se associar exercícios resistido com pesos, que irão favorecer a correção da osteoporose, que pode piorar só com hidroginástica. Exercícios que exigem bastante do músculo e da flexibilidade são recomendados de uma prescrição mais completa de exercícios físicos.

Recomendações básicas gerais

1. Ao iniciar e finalizar os exercícios, fazê-lo sempre de forma gradativa, não fazer paradas bruscas, priorizar as articulações e os grupos musculares envolvidos na atividade.

2. Caso haja sintomas cardio respiratórios ou algum problema de saúde sempre interromper a atividade. Sempre respeitar seus limites individuais.

3. Não fazer exercícios com grande esforço físico após refeições.

4. Ajustar-se às condições de temperatura ambiental.

Muito importante: Por qualquer razão houver uma parada nos exercícios físicos por mais de duas a três semanas, sempre há perda de condicionamento cardiovascular, e para o retorno é necessário um recomeço gradual, evitando ultrapassar os limites físicos.

Hidratação

Beba de preferência água aos goles, antes, durante e após sua atividade física. Bebidas alcoólicas e refrigerantes nunca matam a sede, ao contrario, até pode provocar sede.

Roupas

Deve-se usar roupas folgadas e leves para facilitar a transpiração, e evita tambem um aquecimento anormal do corpo e evita a desidratação. Sempre se proteger do sol direto, usando filtros solares e bonés.

Calçado

O calçado deve ser leve e macio, bem ajustado e capaz de absorver impactos com bom amortecedor do calcanhar.

LOCAL
Dê preferencia a locais planos, áreas verdes e brisa refrescante.
Dr. Nabil Ghorayeb
Doutor em Cardiologia (FMUSP)
Especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte

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